agendar

Perguntas Frequentes

Veja abaixo as dúvidas mais frequentes quando o assunto é o uso e a eficiência de um aparelho auditivo.

Usando aparelhos auditivos minha audição não vai piorar mais?

Os aparelhos auditivos não evitam que a perda auditiva piore, porém, com o uso constante eles estimulam as vias auditivas de forma que, caso piore a audição, aumentamos a potência dos aparelhos compensando a piora.

Devo esperar piorar a minha audição para começar a usar os aparelhos auditivos?

O ideal é começar a usar os aparelhos auditivos o quanto antes, desde que o otorrinolaringologista tenha indicado o uso.
Quanto mais o tempo passa, mais o cérebro se esquece dos sons que não são recebidos, dificultando o processo de adaptação.

Tenho perda auditiva total apenas em uma orelha, devo procurar ajuda?

Existem pessoas que se adaptam a perda unilateral, convivendo normalmente com a mesma, porém, existem pessoas que possuem muitas queixas, principalmente em situação de grupo. Se houver queixa auditiva vale a pena procurar um centro auditivo.

Os aparelhos auditivos são ruidosos?

Não, os aparelhos auditivos não produzem ruído, apenas amplificam os ruídos existentes no ambiente. Atualmente a amplificação ocorre de forma “inteligente”, ou seja, sons altos não são amplificados da mesma forma que sons baixos.

Não pode haver apito, microfonia, ruído. A amplificação deve ser limpa e natural. Qualquer coisa diferente disso deve-se procurar o Centro Auditivo.

Posso comprar meus aparelhos auditivos pela Internet?

A valor dos aparelhos auditivos é composto do valor do produto + valor da prestação de serviço. Para uma boa adaptação é fundamental que um fonoaudiólogo experiente acompanhe o processo. Regulagens são necessárias para que o uso seja confortável e sem risco. Pensando que os aparelhos auditivos são amplificadores, eles precisam ser bem regulados para que não haja danos ao sistema auditivo.
Ter um profissional experiente é de fundamental importância para que a adaptação ocorra de forma tranquila, confortável e eficiente. Sendo assim, aparelhos auditivos não podem ser comprados pela Internet.

Meu amigo comprou e não se adaptou.

Muitos fatores interferem na adaptação dos aparelhos auditivos. Aceitar a necessidade do uso, ter um bom profissional para fazer os ajustes, o grau da perda auditiva, quanto tempo demorou para procurar ajuda. Não devemos nos basear na experiência dos outros, vale a pena agendar seu próprio teste e tirar as próprias conclusões.

Já testei uma vez e não me adaptei.

Procure outro Centro Auditivo ou, se faz tempo que testou, retorne no mesmo Centro auditivo e faça um novo teste. Dificilmente os aparelhos auditivos bem ajustados não trarão algum benefício.
A experiência varia muito de profissional para profissional, por isso, não desista na primeira tentativa.